Coletivo de Cerâmica MG

3º Ateliers De Portas Abertas

Entrada Franca

  • 25 ateliers em Belo Horizonte, Tiradentes, São João Del Rei, Esmeraldas, Brumadinho, Contagem, Caeté, Prados e Nova Lima abrem suas portas com atividades gratuitas para todas as idades.
  • Evento comemora o Dia Internacional do Ceramista.
  • 50 ceramistas participam do evento.
  • Mapa interativo traz a programação completa no link: http://bit.do/diadoceramista2018

O Coletivo de Cerâmica de MG convida o público de todas as idades para oficinas e atividades gratuitas em 25 ateliers de Belo Horizonte e 8 cidades mineiras nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo) de maio. É a 3ª edição do Ateliers de Portas Abertas. Uma iniciativa dos próprios artistas para comemorar o Dia Internacional do Ceramista (28/5) compartilhando saberes e técnicas em aulas gratuitas de pintura, modelagem no torno e a mão, vivências artísticas, queimas, abertura de fornos, exposições, brindes e demonstrações. Das técnicas mais antigas como o raku japonês ou o obvara à processos inusitados como a construção de um forno de papel e a transferência de imagens de jornal ou silkscreen para o suporte da cerâmica, os visitantes poderão conhecer a pluralidade dos ateliers e ceramistas que atuam em MG. Uma oportunidade para conhecer a alquimia dos processos em cerâmica e quem sabe até, se iniciar neste arte milenar que revela o primeiro contato do homem com a terra.

Doze ateliers abrem suas portas em Belo Horizonte. No bairro Santo Antônio, os ceramistas Cibele Tietzmann e Francisco Alessandri compartilham a técnica da transferência de imagens gravadas em silksreen (tela) ou de página de jornal para a cerâmica. Erli Fantini abre seu atelier em Santa Tereza junto com mais cinco ceramistas para demonstrações de torno, oficina de Pinch Pot (técnica do belisco) e de Raku (técnica de queima primitiva de origem japonesa, em que as peças são esmaltadas, queimadas e colocadas em cama de serragem). Também em Santa Tereza, a escultora e bióloga Sônia Rigueira, abre o Atelier Taturana para crianças e adultos aprenderem a modelar o barro na construção de um Totem Coletivo. O processo será acompanhado por um piano ao vivo. Marlucia Temponi propõe a oficina Prato da Boa Lembrança em que os participantes terão a oportunidade de trabalhar com óxidos e corantes sobre um pequeno prato de parede. Na Floresta, Cristiana Souza abre as portas do COR Tauariê Cerâmica para demonstração de torno, oficinas de modelagem para crianças e adultos e introdução à esmaltação e pintura. E na Sagrada Família, o escultor argentino Fernando Poletti vai modelar uma cabeça humana ao vivo e compartilhar experiências sobre as aulas que ministrou em Angola na África, em abril.

Onze ceramistas aguardam o público no atelier-casa de Ione Laurentys na Serra para oficinas como raku, argila colorida e modelagem de cerâmica para crianças. No bairro Palmeiras, a artista Daniele Drummond abre seu atelier para mulheres em tratamento do câncer de mama do Programa Dedicação – Movimento Mamamiga pela Vida, evidenciando as qualidades terapêuticas da cerâmica.

Em Contagem, no Atelier de Efigênia Pacheco o público aprende a fazer flores em cerâmica e também conhece a técnica do torno que será apresentada por Alex Santana. Em Nova Lima, Roberto Lott, Luiz Seara e Letícia Panisset aguardam o público de todas as idades para a queima rústica no forno de papel e fogueira de lenha – um processo divertido de queima que permite a participação de todos na manutenção e alimentação do forno. Bernadette Santiago propõe oficinas para todas as idades utilizando a plaqueira na confecção de pratos e o torno para a criação de cumbucas.

No DuoArte Atelier em Esmeraldas, sob o comando de Maria do Carmo e Celson e com a participação de Maura Ferreira, Andrea Tavares e Aivette Santa Cecília haverá demonstração de queima em raku de microondas e da técnica inusitada do Obvara em que após serem queimadas, as peças são mergulhadas numa mistura a base de água, farinha de trigo e fermento. Essa mistura confere às peças após serem lavadas, uma pigmentação única que surpreende os ceramistas.

Em Prados, Laura Mousinho une a manipulação do barro à música, criando uma interação entre sons e criação em cerâmica. Ao final, os visitantes serão brindados com um pequeno concerto do duo de cordas formado por Clarissa Castro e Octávio Deluchi na interpretação de peças de Villa Lobos, Guerra Peixe, dentre outros.

Beth Cavalcanti na histórica Tiradentes e Bel Resende em Caeté, fazem queima de raku em seus ateliers. Enquanto a equipe do Vital Atelier de Projetos em São João Del Rei realiza demonstração de torno e abre o espaço interno do Atelier para visitação.

O Coletivo Cerâmica MG, 3º Ateliers de Portas Abertas aproxima o público da arte da cerâmica, ao oferecer o contato direto com diferentes técnicas e procedimentos conduzidos por 50 ceramistas de diferentes gerações e estilos. Saberes que serão compartilhados de forma simultânea, em 9 cidades do estado, numa grande festa para celebrar o dia internacional do ceramista. Estão todos convidados! Acesse a programação completa no link: http://bit.do/diadoceramista2018

Ceramistas participantes : Aivete Santa Cecília, Alex Santana, Ana Queiroz, Andréa Mendes, Andrea Tavares, Ângela Castro, Bel Resende, Benedikt Wiertz, Bernadette Santiago, Beth Cavalcanti, Carmelita Andrade, Cibele Tietzmann, Cláudia Cleto, Cláudia Resende, Cornélia Günther, Corradi & Lorusso, Cristiana Souza, Cristina Raid, Daniele Drummond, Djenane Vera, Domingos Sávio, DuoArte Atelier, Efigênia Pacheco, Eliane Maia, Erli Fantini e Iuri Chacham, Fernando Poletti, Francisco Alessandri, Helena Souza Lima, Heloisa Rezende, Ione Laurentys, Jane Resek, Laura Mousinho, Leda Carvalho, Leninha Latalisa, Letícia Panisset, Lídia Miquelão, Lilo Cerâmica, Magaly Maria Cabral, Márcia Fernandes, Marcilio Figueiredo, Marli di Paula, Marlúcia Temponi, Maura Ferreira, Nancy Continentino, Neide Pimenta, Roberto Lott e Luiz Seara, Sônia Rigueira, Vitral Ateliê de Projetos e Viviane Okubo.

Serviço: Coletivo Cerâmica MG – Ateliers de Portas Abertas/ Entrada Franca
Alguns ateliers pedem agendamento prévio. (Ver no mapa interativo)

Data:
Sábado, 26 de maio de 2018. (De 10h às 18h)
Domingo, 27 de maio de 2018. (De 10h às 20h) Programação principal.

Local: 25 ateliers de cerâmica em 9 cidades mineiras: Belo Horizonte, Tiradentes, São João Del Rei, Esmeraldas, Brumadinho, Contagem, Caeté, Prados e Nova Lima. Acesse a programação completa no mapa interativo: http://bit.do/diadoceramista2018

Publicado porSimone Chacham