Erli Fantini abre pela 46ª vez seu forno à lenha, tipo Bizen, em evento aberto ao público

A ceramista Erli Fantini realiza, neste sábado, 27 de outubro, a abertura do forno à lenha para queima de cerâmicas, tipo Bizen. Peças de diversos ceramistas serão vistas pela primeira vez. Haverá exposição e bate-papo sobre o processo da queima e a vivência da abertura das três câmaras do forno.

Acontece neste 27 de outubro, numa região muito charmosa de Brumadinho, Palhano, mais uma abertura do forno à lenha mais apreciado de Minas Gerais. O evento reúne diversos ceramistas em um momento muito especial, onde cerca de 700 peças de cerâmica, que queimaram durante quatro dias, chegando a 1300ºC, serão vistas pela primeira vez. O resultado de todo o processo, desde o barro até os minuciosos detalhes do acabamento, só será revelado na hora desta abertura, momento em que será visto todo o efeito da ação imprevisível do fogo sobre o barro. O ateliê funcionará das 10 às 17h e a entrada é gratuita com exposições dos ceramistas, comidas e bebidas!

O forno de Erli Fantini será aberto pela 46ª vez. Este tipo de forno é inspirado nos utilizados nas tradicionais cerâmicas de Bizen, na região sudoeste do Japão. A temperatura chega a 1300°C, num processo que dura entre 72 e 80 horas.

É um processo de queima inteiramente artesanal, onde a intuição e a experiência adquirida são as mais importantes ferramentas para se conseguir os resultados desejados. Um procedimento e uma tecnologia que completa o tempo da feitura dos objetos de uma maneira análoga aos procedimentos da sua criação manual.

O evento de abertura de um forno de cerâmica é um dos momentos mais esperados pelos amantes desta arte e seus autores. Muita expectativa para ver o resultado da união dos quatro elementos – terra, água, ar e fogo.

Antes da abertura das câmaras haverá um bate-papo sobre o processo da queima. Durante todo o período do evento, haverá exposição dos artistas que participam da queima, mostrando seus trabalhos, assim como suas peças que sairão do forno. Entre os expositores estão, além da anfitriã, Sônia Imanish, Carmelita Andrade, Marly Mattos, Patrícia Costa, Helena Salgado, entre outros.

*** SERVIÇO

SÁBADO 27 de outubro de 2018 – das 10 às 17h

ENTRADA LIVRE

Local: Palhano, Brumadinho, Minas Gerais, Brasil.
Ateliê Erli Fantini: Rua Dois, 345
GPS: http://www.tinyurl.com/erlifantini

Publicado porSimone Chacham

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *