Forno Noborigama de Mieko e Mário, em Cunha - SP
Forno Noborigama de Mieko e Mário, em Cunha - SP

Cunha, cidade de cerca de 25 mil habitantes do estado de São Paulo, próxima à divisa com o Rio de Janeiro, está cada vez mais sendo conhecida como a terra da cerâmica. Pode parecer um título pretencioso à princípio, mas é realmente admirável quando se sabe que há 20 ateliês de cerâmica na pequena cidade. Um desses ateliês, o ateliê de Mieko e Mário, me enviou uma bela apresentação em Powerpoint feita por Emmanuela Tolentino com textos e fotos sobre a cidade e os ceramistas. Compartilho então um pouco desse conteúdo. Dos 20 ateliês de cerâmica, 5 utilizam o forno à lenha do tipo Noborigama, transformando Cunha em a cidade com maior concentração desse tipo de forno no Brasil.

Mieko pintando com engobe no torno
Mieko pintando com engobe no torno

A história do casal começou em 1975 quando Mieko montou seu primeiro forno noborigama em Cunha. Nos anos 80 foi a vez de Mário ir para Cunha. Apesar dos mais de 20 anos de ateliê conjunto, cada um mantém o seu próprio estilo. Atualmente estão empenhados na criação do Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha. Conheça mais um pouco do trabalho destes ceramistas no site deles: miekoemario.sites.uol.com.br.

Publicado porSimone Chacham

4 comentários em “Ateliê Mieko e Mário em Cunha

  1. Bom dia estou muito interresada em fazer curso de ceramica, por favor gostaria de saber se haverá algum iniciando á partir de agosto, agradeço sua atenção!!!
    Lilian.

  2. BOA NOITE, POR FAVOR GOSTARIA DE SABER SOBRE CURSO DE CERAMICA .
    ENDEREÇO, PREÇO ,DATAS.
    SOU SITIANTE EM CUNHA .
    ABRAÇOS EUGENIO.

Comments are closed.