O ceramista Sebastião Pimenta participou de uma seleção no mês de dezembro de 2010 concorrendo com cerca de 26 candidatos de diversos países a uma vaga para ser o Coordenador do Instituto Sanbao de Arte Cerâmica na cidade de Jingdezhen por um período de um ano. No final do mês de janeiro Pimenta foi escolhido para assumir o cargo. Segundo Wenyin Li, atual diretora do Instituto, vários fatores influenciaram a escolha de Pimenta dentre eles seu conhecimento sobre as técnicas tradicionais de modelagem cerâmica, incluindo técnicas de acabamento e elaboração de esmaltes orientais, suas pesquisas sobre a cerâmica contemporânea e design cerâmico, conhecimento dos principais centros produtores de cerâmica e o relacionamento pessoal com diversos ceramistas, artesãos e industria de porcelana e cerâmica na China.

Segundo Pimenta, entre as atividades que serão desenvolvidas estão: orientação aos ceramistas e pesquisadores internacionais, auxílio no programa de residência artística, organização e melhoria do ateliê Sanbao, facilitador das oficinas e workshops em Jingdezhen e outros centros de referencia em cerâmica na China.

Durante o tempo em que estiver coordenando o ateliê, Pimenta pretende desenvolver e firmar programas de intercâmbio e cooperação internacional entre ceramistas mineiros e chineses com o objetivo de proporcionar a um maior numero de ceramistas a oportunidade de visitar os centros de produção cerâmica na China.

Publicado em etc
Publicado porSimone Chacham

4 comentários em “Ceramista mineiro irá coordenar ateliê na China

  1. Sebastião Pimenta é um grande nome na arte da cerâmica! Suas peças são maravilhosas. Excelente representatividade para o Brasil na China! Parabéns Pimenta e felicidades!

  2. Mestre, parabéns!
    Vc tranforma o mundo em um quintal…e nos aproxima dele.
    Este é mais um talento seu!
    Beijo e muito sucesso!
    Qualquer dia veremos uma plaquinha na LUA…”Atelier Sebastião Pimenta”…
    Bjo pra vc, viu!

Comments are closed.