30 ateliers em Belo Horizonte, Tiradentes, Uberaba, Nova Lima, Esmeraldas, Contagem, Caeté e Brumadinho abrem suas portas para comemorar o dia do ceramista: 28 de maio.

Oficinas, inauguração de atelier, queimas e abertura de fornos, modelagem no torno e a mão, exposição de peças e oficina de pintura em cerâmica estão entre as atividades programadas.

Em Belo Horizonte, ateliers de diferentes regiões da cidade, abrem suas portas e promovem aulas, demonstração de construção e acabamento de peças no torno, esmaltação, montagem de fornos, exposição de peças e ações coletivas onde o público será convidado a participar. As atividades serão para todas as idades e vários ateliers. Só para crianças, haverá oficina com argila no atelier de Teresa Nasci, na quinta-feira, 26 de maio (confira na programação em http://bit.do/ceramistas).

Em Nova Lima, os visitantes irão presenciar o processo de produção de peças feitas no torno e na plaqueira e acompanhar a abertura de um forno de raku – técnica japonesa de queima de cerâmica, utilizada inicialmente nas peças da cerimônia do chá. Após pintadas (esmaltadas) as cerâmicas são queimadas até cerca de 980 graus, quando são retiradas do forno ainda incandescentes e resfriadas.

Em Uberaba, os artistas plásticos Hélio Siqueira e Paulo Miranda, entre outras programações, recebem a visita no atelier da professora e ceramista Regina Rodrigues na UFU – Universidade Federal de Uberaba, acompanhada por seu grupo de alunos, para conversar sobre a técnica da cerâmica e apresentar os fornos de Garrafão (baixa temperatura) e Noborigama/Anagama (alta temperatura).

Em Caeté, oficina de modelagem com barro e queima de raku com abertura do forno aguardam os visitantes. Também em Brumadinho, Contagem, Esmeraldas e Tiradentes ceramistas de diferentes técnicas e estilos recebem o público em seus ateliers.

Os ceramistas participantes são:

Aivete e Marilene
Alex Santana
Ana Maria de Menezes Borges
Ana Queiroz
Ângela Maciel
Bel Rezende
Bernadette Santiago
Carla Nogueira
Carmelita Andrade
Claudia Maria Cleto
Cláudia Resende
Cornélia Gunther
Cristina Raid
Djenane Vera
Duo Arte Atelier
Eduardo Seara
Eliane Maia
Eraldo Pinheiro
Erli Fantini
Flávia Guimarães
Flávia Soares
Gêra Queiroga
Helena Lima
Hélio Siqueira e Paulo Miranda
Ione Laurentys
Iuri Chacham
Jane Resek
Leninha Latalisa
Letícia Panisset
Lidia Miquelão
Marcílio Figueiredo
Maria Cristina Resende Penna
Mario Tolda
Marlúcia Temponi
Maura Ferreira
Nancy Continentino
Neide Pimenta
Nicia Braga
Roberto Lott
Simone Campos
Sol Friedman
Sonia Imanishi
Sônia Rigueira
Sônia Roedel
Susana Fornari
Teresa Nasci
Publicado porSimone Chacham

3 comentários em “Coletivo Cerâmica MG – Ateliers de portas abertas 2016

  1. Estou indo a BH somente para participar deste evento do Coletivo da Ceramica MG e gostaria de saber se tem que fazer algum agendamento antes? Quero participar do que sera feito na Rua Quimberita, no Santa Tereza.

  2. Olá! Gostaria por gentileza o telefone e endereço dos cerâmista em Esmeraldas MG. Não consigo localizar. Aguardo um retorno. Grata!

Comments are closed.