Tigela / Ilha de Marajó – Para / Instituto Cultural Banco Santos
Tigela / Ilha de Marajó – Para / Instituto Cultural Banco Santos

Acontece no Atelier Lu Pacienza, nos dias: 10/06/2011 (sexta-feira) oficina para adultos e 11/06/2011 (sábado) oficina para jovens de 06 a 13 anos. Horário:10:00 às 16:00 (com intervalo do almoço de 12:00 às 13:00hs). O Atelier Lu Piacenza fica na rua Jurupari, 101, bairro Santa Lúcia, Belo Horizonte. O número de vagas é de 15 alunos e o valor da oficina por aluno é R$200,00 (incluindo o material fornecido pela oficina e o almoço).

A oficina pretende esclarecer e introduzir o participante no universo das técnicas utilizadas pelos povos da pré-história brasileira. Os conceitos e as técnicas de acordelamento, cerâmica zoomorfa, aplique, tempero, incisão, pigmento e rolete são colocados em prática pelo participante com o auxílio da professora e artista plástica Heliana Henriques. Em Belo Horizonte, o trabalho de Heliana une-se a proposta do Espaço das Artes, no atelier Lu Piacenza, de incentivar a pesquisa e a exploração de linguagens artísticas.

“Heliana Henriques é arte-educadora, nascida em Minas Gerais e há 20 anos vive no Pará. Heliana conta com uma experiência profissional ampla no exercício da arte-educação e da atividade de moldar o barro junto a comunidades quilombolas, ribeirinhas e ceramistas de Icoaraci. Foi instrutora do Clube do Pesquisador Mirim (projeto desenvolvido pelo Museu Paraense Emilio Goeldi, que tem como objetivo estimular alunos do ensino fundamental, para o interesse pela história do homem amazônico e a preservação
da cultura). Ainda no Museu Goeldi ministrou oficinas de Arte e Ciência, oficinas estas que enfatizam sempre a história da cerâmica e acompanhou salvamento arqueológico. Atualmente ministra oficina de cerâmica artística, terapêutica e pré-histórica no Núcleo Urbano de Carajás – PA.”

Inscrições: helianagruppi@hotmail.com
Obs.: Inscrição mediante depósito de 50% do valor da oficina até dia 6 de junho.

Publicado porSimone Chacham