Abre na quarta-feira, 8/6/2011, a exposição individual do ceramista Iuri Chacham na galeria SESI de Mariana, MG. Maravilhoso artista do torno, o ceramista modela potes de vários tamanhos – desde minúsculos até enormes jarros. Queimados em forno à lenha na técnica Bizen, os potes nos deliciam com texturas múltiplas e sutis tonalidades.

Do SESI:
Exposição “Cerâmicas” de Iuri Chacham no SESI-Mariana

Nesta mostra individual, Iuri apresenta potes em desenhos únicos modelados no torno. Sua busca na modelagem é pelo pote exclusivo, sem repetição. A técnica de queima empregada reforça essa busca.

A técnica surgiu em Bizën, Japão e leva o nome da região de origem. Ela consiste em uma …queima longa de quatro dias à lenha em um forno cujas dimensões são as mesmas daqueles empregados na região de Bizën. Em Minas Gerais existe apenas o forno da ceramista Erli Fantini onde foram queimados os potes.

As peças são colocadas no forno sem pintura e cruas. Como intervenção apenas alguns amarrados de palha-de-arroz salgadas que vitrificam, deixando suas marcas. O forno é feito de tal forma que se deposita muita cinza sobre as peças. Assim, o fogo completa o trabalho inusitado deixando marcas sobre as peças. Por isso o artista se surpreende sempre com o resultado na abertura do forno.

Visitação:
De 07 a 30 de junho de 2010
9 às 19h, de terça a domingo
Galeria SESI-Mariana
Rua Frei Durão, 22 – Centro – Mariana/MG

Entrada Franca
Informações: (31) 3557-1041

Publicado porSimone Chacham