O Instituto Inhotim e a Cerâmica ArteMinas estão promovendo o Festival de Filmes de Cerâmica 2011. O festival acontece no dia 09/09/2011 às 13h no Teatro do museu. Aproveitando o festival, o museu irá exibir peças de artistas locais. O regulamento para envio de peças segue abaixo.

A programação do festival segue abaixo:

Vídeos de Cerâmica 2011

1. A lição do pássaro 2011 – Leonardo e Heloisa Alvim
Cesar Juarez, ceramista de Clulucanas, Piura (Peru), nos fala de seu trabalho contemporâneo aonde utilizam as mesmas técnicas ancestrais usadas pela civilização Vicus em 500 a.C.
2. Mar de fang 2005 – Luis Orfas
Processo criativo do mural de cerâmica de 300 metros que o artista Miguel Barcecelo realizou para a Catedral de Mallorca, Barcelo trabalhou a obra como uma só peça abrindo uma grande quantidade de argila e a modela.
3. Cerâmica das Minorias Etnicos Du Sul Oeste da China 2009- Lu Bin
Este documentário nos mostra as técnicas de cerâmica de oito grupos étnicos e comunidade que vivem no sul oeste da China.
4. Ann Van Hoey 2009 – Olga Baerten
Neste vídeo Ann nos mostra seu processo de trabalho geométrico como ela corta suas finas placas de cerâmica e as colas de uma maneira origami, nos revela assim sua especialidade pela qual recebeu vários prêmios internacionais.
5. Reencontros com a cerâmica da Alemanha 2009- Luc Boury
Os ceramistas alemães Johannes Peters, Michael Cleff, Renée Reichenbach e Beate Thismeyer Le Printemps des Potiers nos mostra com o mesmo entusiasmo o trabalho desses quatro artistas que realizaram em quatro dias e uma exposição de suas obras, Manifestação que ocorre todos os anos na páscoa na cidade de Bandol no sul da Franca.

EDITAL DE EXPOSIÇÃO DE CERÂMICA INHOTIM 2011

A Diretoria de Inclusão e Cidadania do Instituto Inhotim e a Cerâmica Arte Minas, que conta com uma equipe de artistas de alto nível, promovem, no dia 09 de setembro de 2011, o Festival de Filmes de Cerâmica, a realizar-se no Teatro do Instituto. Aproveitando este momento de diálogo sobre o artesão, em especial o trabalho em cerâmica, está aberto o edital para a exposição de ceramistas de Brumadinho e região durante o evento. A exposição tem o propósito de oferecer o espaço do Inhotim para que os ceramistas da região tenham a oportunidade de expor seu trabalho durante o “Festival de Filmes de Cerâmica 2011”.

REGULAMENTO PARA EXPOSIÇÃO NO FESTIVAL DE FILMES DE CERÂMICA:
Dia 09 de setembro de 2011.
1) A mostra de cerâmica é de caráter expositivo, não podendo, portanto, ser comercializada.
2) Poderão se inscrever artistas ceramistas que sejam da região do entorno do Instituto Inhotim.
3) Para inscrever-se, os artistas interessados devem entregar, por e-mail ou pessoalmente a ficha de inscrição (anexa) no Instituto Inhotim, de segunda a sexta-feira, de 9:00 às16:00, aos cuidados de Juliana Oliveira, da Diretoria de Inclusão e Cidadania, em um dos endereços a seguir:
E-mail: juliana.oliveira@inhotim.org.br

Rua Antônio de Albuquerque, 215 | Funcionários
30112-010 | Belo Horizonte | MG | Brasil
+55 31 3223.8224

Rua B, 20
35460-000 | Brumadinho | MG | Brasil
+55 31 3571.6638

4) Juntamente com a ficha de inscrição, PODERÁ ser entregue uma fotografia da cerâmica do artista.
5) A seleção dos trabalhos a serem expostos será realizada pela comissão formada pelo Inhotim e a Cerâmica Arte Minas, em reunião específica para esta finalidade, no dia 08 de setembro de 2011. O artista deverá levar suas peças para o Instituto Inhotim, em Brumadinho, no dia da seleção.
6) Cada artista ou grupo de artesanato poderá enviar até 02 (duas) peças para a seleção, sendo que, se selecionado, somente 01 (uma) peça será exposta. No caso das peças selecionadas, todas deverão ser mantidas no Inhotim até o dia 09, para a exposição e recolhidas ao final do evento pelos próprios artistas.
7) Os artistas ou grupos que não tiverem suas peças selecionadas pela comissão do evento deverão no dia 08 de setembro, retirá-las.
8 ) Contato para maiores esclarecimentos:
Juliana Gazzinelli de Oliveira:
Telefone: (31) 9829-5680

Publicado porSimone Chacham