O Atelier Sebastião Pimenta em parceria com a ceramista australiana Robyn Gill está organizando um intercâmbio entre ceramistas Australianos e Brasileiros para o mês de outubro de 2012 na cidade de Jingdezhen na China.

O objetivo é fazer uma integração entre um grupo de 10 australianos e 10 brasileiros num período de 3 semanas. Durante este período os participantes serão divididos em grupos mistos e terão a oportunidade de trocar experiências e trabalhar em conjunto em um único projeto. O resultado do trabalho desenvolvido será exposto na Galeria do “Phoenix Art Sudio” durante as atividade da Feira Internacional de Cerâmica, que acontecerá entre o dia 18 e 22 de outubro.

A dupla de ceramistas desenvolveu um roteiro de atividades culturais relacionada com a cerâmica durante o período de residência. Dentre as atividades já estão confirmadas, as visitas técnicas a fabricas, estúdios e galerias de arte cerâmica. Visita a museus e mercados de cerâmica, vista a Feira Internacional de Cerâmica dentre outras.

Sobre o Atelier Phoenix Art Sudio

A Cidade de Jingdezhen conhecida internacionalmente como a “Capital Mundial da Porcelana” é um dos principais pólos de produção de porcelana branca, tableware , cerâmica e porcelana artística. Ate o ano de 2011 existiam apenas dois espaços abertos destinados a ceramistas interessados em fazer residência, desenvolver algum projeto pessoal ou institucional, ou simplesmente fazer um tour pela cidade e região.

Em 2012 será inaugurado o “Phoenix Art Studio”, mantido pelo grupo privado “Jingdezhen BaMianFeng Ceramic Culture Diffusion Co.,Ltd” . Um novo espaço com cerca de 10.000 metros quadrados localizado no Distrito de XinDu, o espaço conta com estúdios, galeria de arte, cafeteria e alojamentos. O estúdio é equipado com fornos elétricos, gás e lenha, tornos, bancadas de trabalho e demais equipamentos.

Sobre o Ceramista Sebastião Pimenta

Apaixonado pela arte oriental, Sebastião Pimenta, mineiro natural de Belo Horizonte, iniciou seus estudos na arte cerâmica no Japão entre os anos de 1991 a 1998 durante sua estadia como Professor em Treinamento na Universidade de Educação de Miyagi na cidade de Sendai, e posteriormente no Sendai Art Museum onde utilizava o Atelier de Criação para desenvolver seus trabalhos.

De volta ao Brasil, abriu seu atelier na cidade de Governador Valadares no ano de 2001, onde também leciona na Universidade Vale do Rio Doce. Vem pesquisando a cerâmica e porcelana chinesas desde 2007 nas cidades de Jingdezhen, XiAng, Fupin e YiXing. Em 2011 ocupou o cargo de Diretor de Estudio do Sanbao Ceramic Institute na cidade de Jingdezhen, sendo responsável direto pelas atividades de ceramistas de 6 diferentes países e chineses de outras províncias.

Participou de diversas exposições coletivas e individuais no Brasil, China, Japão e Estados Unidos. Criou o “Brazil-China Ceramic Cultural Exchange Program” e no ano de 2008 levou o primeiro grupo de brasileiros composto por 11 pessoas e em 2009 um novo grupo de 14 ceramistas.

Informações Importantes aos Interessados

Os pagamentos referentes às passagens aéreas, taxas de embarque, traslados, hotel e alimentação são por conta de cada participante. Estamos negociando parceria com hotéis do tipo executivo em Shanghai. Buscamos localização no centro, próximo à Praça Popular e Museu de Arte. O participante pode optar em escolher outro hotel de sua preferência, porem deve comunicar com antecedência aos organizadores.

Em Jingdezhen o grupo ficará hospedado nas dependências do próprio Phoenix Art Studio, no Distrito de XinDu. O valor total é de U$950 (novecentos e cinqüenta dólares americanos) por pessoa. Este valor inclui hospedagem em quarto duplo, alimentação e uso do Atelier, não inclui material e queima. Transportes do Distrito de Xindu ao centro de Jingdezhen ou outras áreas de interesse é por conta de cada participante.

Taxa de adesão: é cobrado um valor de U$350,00 (trezentos e cinqüenta dólares americanos) por participante. Este valor é para cobrir os honorários do organizador no Brasil e será destinado à compra da passagem e parte do pagamento de suas despesas pessoais durante o programa.

Competências dos organizadores:

Contacto e contrato com o Atelier onde será feita a residência – Phoenix Art Studio
Reservas de hotel para o grupo – Shanghai
Reservas das passagens e traslados na China
Organizar os passeios e visitas técnicas previstos no programa em Jingdezhen e em Shanghai
Auxiliar nas atividades programadas

Os organizadores não se responsabilizam por acidentes ou problemas de saúde que por ventura possam acontecer com algum membro do grupo. Aconselhamos cada participante fazer um seguro saúde para viagem internacional.

Alguns valores aproximados em Yuan (RMB):

Transporte ate o centro

Taxi = 40 RMB
Ônibus = 1 RMB

Pode-se contratar mini van

Esmaltes

Pet 2 litros 5 RMB

Esmaltes tipo celadon e outros mais comuns

Pasta de Porcelana
Pacotes de 10 quilos

Translucida – 30 a 40 RMB
Media – 20 RMB
Branca – 10 RMB
Barbotina – 30 RMB

 

Argila Alta Temp.

30 RMB

 

Água mineral

1 RMB

 

Almoço fora da Residência

20 a 30 RMB por prato

 

 

 

 

Valor aproximado das despesas e suas especificações:

Passagem aérea Brasil-China-Brasil = U$2.500,00 (pode ser dividido em 10 vezes no cartão de credito)
Passagem aérea – Shenzehn Ari Lines – Shanghai-JIngdezhen-Shnaghai = U$400,00
Residencia = U$950,00 (pago a vista em Yuan ou no cartão de credito)
Adesão = U$350,00 (pago assim que fizer a reserva )
Despesas pessoais (compras de materiais, equipamentos, lanches, etc.) = U$500,00 (mínimo)
Total APROXIMADO = U$4.700,00 (quatro mil e setecentos dólares americanos

Confira o roteiro da viagem nesse arquivo .pdf.

Fonte: Atelier Sebastião Pimenta

Publicado porSimone Chacham

Uma reflexão sobre “Intercâmbio Cultural na China

  1. Gostaria de saber se há alguma progaramação deste tipo prevista para 2013.
    Atenciosamente,
    Lara Espinosa

Comments are closed.