Jiansheng-Li

O renomado ceramista Jiansheng Li, também conhecido como Jackson Lee, visita Minas Gerais a convite de Sebastião Pimenta, entre os dias 11 e 16 de março de 2011.

No dia 14, segunda, haverá mesa redonda em São João Del Rei, onde será discutida a cerâmica contemporânea brasileira e a chinesa, a criação de associação e parcerias entre Brasil-China para pesquisas na área da cerâmica. Acontecerá na UFSJ, o horário ainda não foi confirmado.

No dia 15, terça, na Escola Guignard, às 15 horas haverá mostra de vídeos produzidos por Jackson Lee. Um deles é Xiaotaze Village, sobre uma vila no interior ao norte da China na província de Shanghaixi onde se faz grandes potes queimados em alta temperatura numa técnica tradicional. É a continuação do vídeo Tao Yao premiado na França em 2009. Lee falará de sua trajetória artística. Às 20 horas haverá a Palestra sobre a Cerâmica Contemporânea Chinesa.
Na sequência o ceramista Sebastião Pimenta irá falar dos projetos de intercambio e propostas de exposição na China.

Sobre Jackson Lee

Diretor do Sanbao Ceramic Art Institute – Instituição chinesa que promove intercambio e residência artística para ceramistas internacionais.
Formou em 1982 no Jingdezhen Ceramic Institute, Jiangxi, China
Mestrado em 1989 no Jingdezhen Ceramic Institute, Jiangxi, China
Mestrado em 1995 no State College of Ceramic Arts at Alfred University, NY, EUA
Diversas exposições coletivas e individuais dentre elas destaca-se:
Beyond Tradition,Vegland Museum, Oslo, Noruega, 2003
Pont de Foirl, performance e instalação, Alassio, Italia, 2004
La Via Dell’Art, Centro Culturale Paraxo, Italia, 2004
Jackson Li at Disckinson, Goodyear Gallery, Disckinson College, Carlisle, PA,2004
Out of Cage, soloexhibition, Nancy Margolis Gallery, NY 2004
IAC Member Exhibition, Riga Latvia , 2006
Concept of post Imperial porcelain exhibition, solo, Beijing, 2006
International Ceramic Exhibition, Great China Ceramic Museum, Jingdezhen, 2007

Sobre o Sanbao Ceramic Art Institute

O Instituto Sanbao de Arte Cerâmica foi inaugurado oficialmente em julho de 2000, sendo o primeiro centro internacional de cerâmica na China. Surgiu de um projeto de Jackson Lee, ceramista chinês da cidade de Jingdezhen, e do professor americano Wayne Higby da Universidade de Alfred. Eles imaginaram em 1990 um centro internacional de arte cerâmica, onde se pudessem realizar intercâmbios culturais entre oriente e ocidente. Durante a ultima década, Sanbao recebeu a vista de ceramistas de diversas partes do mundo. Estes, durante sua estadia no Instituto desenvolveram diversas atividades, desde pesquisas teóricas a experimentos com materiais e técnicas tradicionais, desenvolveram trabalhos pessoais no atelier do instituto assim como outros providenciados pela equipe.
O Instituto está localizado em uma zona rural da Vila Sanbao, que durante séculos foi produtora e beneficiadora das “Pedras de Porcelana” que forneciam a matéria prima para a produção da pasta de porcelana usada nos ateliês de Jingdezhen. Uma antiga vila construída em adobe foi restaurada e adaptada para sediar o Instituto Sanbao que hoje conta com alojamento para os artistas residentes e pesquisadores, atelier, galpão para esmaltação, galpão para fornos, galpão para artesanato cerâmico tradicional, restaurante e bar, recentemente foi inaugurada uma nova galeria de arte e as obras de um museu já se encontram no final.

Imagens do local podem ser vistas no site: http://www.chinaclayart.com/gallery.html

Publicado em etc
Publicado porSimone Chacham