Peça de Kyono Katsura
Peça de Kyono Katsura

Quando se pesquisa cerâmica na internet é inevitável ser inundado por sites e blogues que falam de cerâmica japonesa e chinesa, ou mesmo sobre os seguidores ocidentais das técnicas milenares da cerâmica japonesa e chinesa. Trilhando por esse caminho, encontrei algumas imagens interessantes.

Encontrei o blog do Togeii, cheio de informações e fotos sobre cerâmica japonesa e tive certeza de que se tratava de um japonês escrevendo em inglês. Depois de muito fuçar o blog do rapaz descobri que ele é um americano casado com uma japonesa que escreve e faz cerâmica além de vender quimonos antigos e tecidos no Etsy (site de vendas de artigos de design), por sinal lindos.

Ateliê de Kyono Katsura
Ateliê de Kyono Katsura

David Morrison Pike, esse é o nome dele, construiu uma casa e um forno em uma cidadezinha pequena do Japão. De lá ele escreve para o mundo do seu blog Togeii’s Weblog e vende seus trabalhos pelo Etsy. Coisas de mundo conectado.

Nesse post que eu encontrei ele escreve sobre um ceramista, este sim japonês, chamado Kyono Katsura, que mora em Marubashira, que fica entre Iga e Shigaraki. Ele conta que Kyono trabalha com um forno bizen pequeno, de 7 metros cúbicos. As fotos mostram um pequeno ateliê super organizado com as peças esperando pela queima ao lado do forno. Selecionei apenas 3 fotos, para ver todas vá direto à fonte: http://togeii.wordpress.com/2010/04/03/kyono-katsuras-bizen-firing-4-1-10/.

É ou não é uma panela elétrica?
É ou não é uma panela elétrica?

É impressão minha ou ele usa uma panela elétrica de arroz (eu tenho uma igualzinha japonesa, daí minha suspeita) com argila líquida ou água suja de argila do lado do torno, pra ficar menos fria?

Publicado porSimone Chacham

2 comentários em “Lá no Oriente…

Comments are closed.