No ano de 2014 a C/ Arte lançará mais um projeto artístico-histórico singular. O Minas Território da Arte, inédito em Minas e de proposta rara em outros estados brasileiros, pretende reconhecer e catalogar a arte produzida nas várias regiões do estado, dando visibilidade e registro histórico. No decorrer do projeto, serão lançados cinco volumes desses registros, sendo calculado aproximadamente mil páginas, os quais o idealizador do projeto, Fernando Pedro, nomeia como “uma enciclopédia das artes visuais em Minas”. As edições contarão com os pesquisadores José Alberto Pinho Neves, Walter Sebastião, Jacqueline Prado, Rodrigo Vivas e Marco Antonio Pasqualini.

O projeto será aberto no dia 11 de Março com uma exposição de mesmo nome na Grande Galeria do Palácio das Artes, que ficará aberta até o dia 04 de Maio. A mostra, uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Fundação Clóvis Salgado, conta com obras de mais de 60 artistas de Minas, sendo uma amostra da produção artística mineira desde o Século XX até o tempo atual.

Fernando Pedro, que também é curador da mostra Minas Território da Arte, diz que será um enorme ganho para a educação cultural e artística, além do registro histórico da arte: “Com esta iniciativa vamos cobrindo uma lacuna histórica em Minas Gerais, que embora seja um dos Estados mais ricos na produção das artes visuais e detentor de uma ampla diversidade cultural, ainda não havia recebido um estudo que apresentasse de forma sistematizada ao público toda a sua exuberância e diversidade artística da atualidade no campo da produção das artes visuais.”

Fonte: http://comartevirtual.com.br/

Publicado em etc
Publicado porSimone Chacham