Oficina de modelagem para deficientes visuais
Oficina de modelagem para deficientes visuais

Além das já tradicionais demonstrações de técnicas de pintura e torno, acontecerá durante a Feira de Cerâmica uma oficina de modelagem dirigida para pessoas com dificiência visual.

O Atelier Sebastião Pimenta promove um trabalho para deficientes visuais juntamente com um grupo de designers gráficos que vêm pesquisando o “Design Sensorial”. O projeto inicial faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Design Gráfico da Univale, onde o grupo desenvolveu uma didática para ministrar oficinas de modelagem cerâmica para deficientes visuais. Para a Feira de Cerâmica o grupo foi convidado a ministrar uma oficina ao público visitante e também aos ceramistas expositores, como forma de divulgar esta metodologia e o “Design Sensorial”.

A oficina será gratuita mas com máximo de 15 participantes, por isso é recomendável chegar mais cedo e se inscrever. A oficina acontece no sábado, dia 4, às 15h. Para saber mais informações sobre a próxima feira acesse aqui.

Sobre a oficina

Design Sensorial – Oficina de Modelagem Cerâmica

INSTRUTORES

Abrahão Lincoln Ferreira
Fabiana Simões Temponi Machado
Luciano Apolinário Santos Bicalho

RESUMO DA OFICINA

O conhecimento é construído à partir da interação do homem com o ambiente físico e social no decorrer de sua vida. Esta interação acontece através dos sentidos. Trabalhando juntos, os sentidos indicam as possibilidades e limites de um determinado objeto quando o olhamos, escutamos, cheiramos, experimentamos e/ou tocamos.

Mas e quando um dos sentidos é deficiente?

O Design Sensorial, proposto nesta oficina, busca explorar as sensações humanas e aplicá-las em peças de cerâmica, capazes de serem compreendidos e aceitos por qualquer pessoa, independentemente de suas limitações físicas.

Informações específicas

A oficina consiste em coletar informações de imagens sonoras, palatais, olfativas e táteis (uma de cada vez) e traduzi-las em representações visuais, através de peças modeladas em argila, fazendo assim uma inter relação entre esses estímulos. Realizaremos uma pequena introdução ao tema expondo nossos embasamentos e objetivos, logo após seguindo com as atividades. Os participantes farão peças diferentes, em 5 exercícios de aproximadamente 30 min que estimulam todos os sentidos, excluindo-se a visão.

Publicado porSimone Chacham