Frozen in Fire - Crystalline Waves
Frozen in Fire - Crystalline Waves

O ceramista Sebastião Pimenta tem uma peça exposta na 45ª Conferencia Anual do NCECA – National Concil on Education for the Ceramic Arts – que ocorre entre os dias 30 de março a 02 de abril em Tampa, Flórida, EUA. Durante o evento acontecerá uma exposição coletiva com ceramistas internacionais que trabalham e pesquisam esmaltes Macro-cristalinos. A exposição “Frozen in Fire – Crystalline Waves” acontecerá em Dunedin, no Dunedin Fine Art Center entre os dias 25 de março a 01 de maio.

O ceramista mineiro Sebastião Pimenta estará representando o Brasil com uma de suas obras, intitulada “Green Crystal I”, uma jarra de 29cm de altura por 16cm de diâmetro com uma formação cristalina excepcional. Pimenta já é conhecido pelos seus esmaltes cristalinos e suas pesquisas sobre esmaltes e técnicas clássicas de modelagem, decoração e queima orientais.

Green Crystal I
Green Crystal I

O que chama a atenção dos esmaltes cristalinos de Pimenta no meio internacional é que alem das formações dos próprios cristais, um dos esmalte por ele desenvolvido tem baixa viscosidade o que reduz o escorrimento do mesmo durante a queima, conseguindo controlar a linha de esmalte na base das peças sem a necessidade de colocar os “Catch Basins”, tipo de prato refratário usado para evitar que o esmalte danifique a prateleira do forno.

Publicado porSimone Chacham

3 comentários em “Pimenta expõe em Tampa

  1. Pimenta,
    Parabens pela sua participação, representando o Brasil.
    Resolvi esta seman ir a este congresso. Nos vemos lá.
    Abraços,
    Maria Angelica.

  2. Ola Neide e Angelica, grato pelo apoio. infelizmente eu nao estarei presente no Congresso em Tampa. estou com outros projetos. boa sorte por lá e aprenda muita coisa interessante.
    Abraços
    Pimenta

Comments are closed.