Erli Fantini nasceu em Sabará, estado de Minas Gerais, Brasil, em 1944. Formou-se em 1971 na Escola de Belas Artes da UFMG, em Belo Horizonte, onde reside atualmente.

Participou de cursos de cerâmica com Celeida Tostes e Megumi Yuasa, e de desenho com Luiz Paulo Baravelli. Participou do Ateliê Núcleo Artístico, sob supervisão de Amílcar de Castro.

PRÊMIOS E PUBLICAÇÕES
Recebeu o 1o Prêmio no Salão de Escultura, em Curitiba, em 1993. No 3o Salão de Arte Contemporânea em Belém, Pará, recebeu o prêmio de aquisição da Secretaria do Estado, em 1994.

A artista é citada em diversas publicações, entre elas: “Processo de modernização do espaço cultural mineiro”, de Cristina Ávila, de 1994; “Um século de história das artes plásticas em Belo Horizonte”, pesquisa de Walter Sebastião, coordenada por Marília Andrés e Fernando Pedro, em 1997; e Atelier de Ofícios, projeto e fotos de Sylvio Coutinho e texto de Moacyr Latersa, em 2000. Nesse mesmo ano, a editora C/Arte publicou, dentro da coleção Circuito Atelier, o livro da artista.

Recebeu em 2005 a Medalha de Honra da UFMG.

Desde 1999 organiza em Belo Horizonte a Feira de Cerâmica, duas vezes por ano, que já está na décima quarta edição.

Mantém em seu atelier, cursos de técnica em cerâmica desde 1975.

Publicado porSimone Chacham