Forno nomorigama da Mieko e do Mário - foto: Emmanuela Tolentino
Forno nomorigama da Mieko e do Mário - foto: Emmanuela Tolentino

O Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha irá realizar um workshop de construção de forno Noborigama. O curso será de 2 a 9 de Agosto de 2010 das 10 às 17 hrs. As aulas da oficina-escola do ICCC acontecem nos quiosques ao lado da rodoviária. Veja abaixo o texto do instituto sobre a oficina:

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE FORNO NOBORIGAMA

O forno Noborigama

O Noborigama (forno que sobe, em Japonês) é um paradigma na cerâmica pré-industrial pela sua eficiência e economia de combustível na queima de grande quantidade de peças. Uma variação do forno Dragão, da China, teve seu maior uso e apuração do seu desenho no Japão. A divisão em câmaras como em uma vara de bambu, permitiu o controle localizado da temperatura e uma grande diminuição do tempo de queima.

O ICCC, Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha, cidade onde existem 5 fornos Noborigama, está anunciando a construção, em sua nova oficina-escola de cerâmica, de um forno Noborigama de pequenas dimensões, projeto de Alberto Cidraes.
A construção terá a forma de workshop, dirigido pelos ceramistas do ICCC, participado pelos alunos do curso básico decorrendo atualmente, frequentado por estudantes da rede pública do ensino médio.

Adicionalmente o workshop está aberto ao público em geral, com foco em ceramistas, estudantes de cerâmica e outros interessados no processo da cerâmica.
A duração do workshop será de uma semana, de 2 a 9 de Agosto de 2010 das 10 às 17 hrs.
O investimento para participantes externos será de 500,00 Reais. Para participantes apenas no final de semana será de 200,00 Reais. Alojamento a preços variados poderá ser agenciado pela organização.

Programa do Workshop

1. Assentamento de pisos e fundações no terreno pré-modelado.
2. Execução das paredes transversais com grelha de comunicação entre câmaras.
3. Execução dos moldes de abóbada e montagem dos arcos.
4. Execução das paredes laterais.
5. Calafetagem com barro.
6. Durante o workshop serão realizadas conferências e debates sobre fornos e a experiência da cerâmica em Cunha.

Reservas de participação podem ser feitas pelos telefones 012-31111628, 012-31111468 ou celular 012-97465951, ou email albertocidraes@hotmail.com.

Publicado porSimone Chacham

3 comentários em “Oficina de construção de mini forno Noborigama

  1. Prezado Sr. Alberto,

    Sou Sérgio A. Lanza, tec. em cerâmica trabalho com cerâmica vermelha industrial. Meu sonho é ter uma pequena, micro, industria onde possa fabricar através do processo de extrusão peças especiais para arquitetura e decoração – litoceramica. Vejo no forno noborigama uma excelente opção de queima, para produtos de média e alta temperatura inclusive esmaltados.
    Solicito ao amigo ceramista sugestão sobre esta possibilidade de queima ou outra mais viável e ou tecnicamente apropriada aos produtos que mencionei.

    Aguardo contato,

    Atenciosamente

    Sérgio Lanza

Comments are closed.